Tensão Pré-vestibular e Pré-Enem


Tensão Pré-Enem ou Pré-vestibular

A tensão parece ser algo inevitável na prática de um vestibular, Enem ou concursos. Os olhos freqüentemente se cansam com a leitura das apostilas, às vezes tem-se a impressão de um leve tremor no corpo, as mãos suam e você acaba tendo aquele famoso branco.

Há pessoas que se queixam de não conseguirem permanecer em um lugar fechado por muito tempo, sem logo sentir sono. Costumeiramente, isso é causado pela tensão. Ela é efetivamente danosa, mas pode ser controlada. Para conseguir isso, é preciso aprender como relaxar.

Muitas pessoas lêem ou estudam por um curto período e ficam sonolentas, seus olhos se tornam cansados. Isso é usualmente chamado cansaço visual ou tensão, resultante de luz insuficiente, posição inadequada para leitura, circulação de luz reduzida e hábitos defeituosos de visão.

A melhor posição para ler ou estudar é sentado numa cadeira firme, tendo o livro apoiado sobre a mesa, em ângulo. A sala deve estar bem iluminada, tendo uma luz extra sobre a área de leitura.

Esta prática pode ser usada nos últimos dias antes do vestibular ou do Enem.

Para que o cansaço não ponha a perder tudo o que você está estudando, não é aconselhável que você estude deitado ou em posições incômodas. Estudar rápido, sem tentar ver e compreender, também produz tensão. É muito importante que toda a tensão possível seja eliminada.

A tensão bloqueia a agilidade de entendimento, assim como os processos mentais. Existem dois tipos de relaxamento: dinâmico e passivo.

Relaxamento passivo ocorre quando os músculos estão preparados para um relax completo e largado.

O relaxamento dinâmico ocorre quando a ação muscular é livre e sem esforço. Não há tensão para bloquear a ação dos músculos. Um atleta habituado a fazer corridas de fundo, calmamente correndo, com os músculos relaxados, é um exemplo de relaxamento dinâmico em ação.

O relaxamento dinâmico deve funcionar durante a leitura e outras atividades visuais. Não deve haver tensão ou esforço enquanto se vê.

Os exercícios práticos durante este relax levam a uma ação natural e relaxada dos olhos, se forem praticados regular e corretamente.

Aprender a relaxar é como aprender a ler - uma aptidão - e como tal, deve ser praticada. Exercícios de relaxamento passivo são necessários a fim de que você esteja pronto para a função, com a prática do relaxamento dinâmico.

PREVENÇÃO CONTRA A TENSÃO
Um sentido de alerta contra a tensão é requerido para que você se sinta apto a relaxar.

Geralmente, você nem tem consciência de que está tenso. Na verdade, é possível dormir toda a noite com os olhos tensos e esbugalhados. Ao acordar, pela manhã, seus olhos estão cansados. Quando aprender a relaxar, não só estará apto a ler melhor, como também seu sono será mais repousante.

A cabeça será usada para uma demonstração de relaxamento, uma vez que esta é a área mais relacionada com a leitura. Isso será feito através da contração das diferentes partes da cabeça, tornando-o consciente da tensão produzida e levando-o a aprender a sensação de relaxamento dos músculos tensos. Então, vamos aos exercícios.

Continue lendo este artigo em:

http://www.vestibular1.com.br/noticias/002/tensao_pre_vestibular_enem.htm


Garanta um bom resultado no Enem e para o Vestibular com o Vestibular1 Entre no Vestibular1 e tenha conteúdos preparatórios para o Enem e para vestibular! Dê um 1o. passo para mudar o seu futuro a partir de agora! O Vestibular1 tem a intenção de ampliar seus conhecimentos e ampliar o alcance das técnicas de estudo, de maneira divertida, descontraída, inovadora e, principalmente, eficiente, permitindo aos estudantes alcançar uma vaga na universdidade através do Vestibular ou do Enem e seus objetivos. Esclareça suas dúvidas aqui e obtenha tudo que você precisa para arrebentar nas provas de vestibulares e Enem! Conteúdo de Geografia, História, Filosofia e Sociologia, Física, Química e Biologia, Redação, Português, Literatura, Inglês, Artes e Matemática. Revise com o Vestibular1 e Passe Fácil no Enem e nos vestibulares. Esteja à frente da concorrência! Acesse o site:http://www.vestibular1.com.br/

Cursos OnLine oferecidos pelo Vestibular1 Mais de 100 cursos online para você estudar onde estiver! É tudo via internet, você faz o seu tempo. Cursinho OnLine com aprovação em diversas universidades. Visite o site e conheça os cursos no link: http://www.iped.com.br/cursos/vestibular1

Video aulas sobre Vestibular e Enem no Vestibular1 Videos Vestibular1 - Veja aqui os melhores vídeos sobre vestibular no Vestibular1, a maior variedade de vídeos sobre vestibular, sobre o Enem do Brasil. Vídeo aulas e video Dicas de todas as matérias, Português, Literatura, Matemática, Biologia, Física, Química, História, Geografia, Inglês, ESPANHOL, Redação, Interpretação de texto, Exercícios, Simulados, Atualidades, Vídeos do Vestibular, Dicas para o Vestibular, Resumo do Livro, Bolsas de Estudos. Fique mais inteligente com o Vestibular1! Dedique um pouco de seu tempo diário para mudar sua vida e o seu futuro com o Vestibular1 é irresistível para vestibulandos e estudantes! Acesse: www.vestibular1.com.br/video

Equipe do Vestibular1
 
http://www.vestibular1.com.br/

Nenhum comentário: