Enem: Balanço das provas


Balanço Geral das provas do Enem

Confira o Gabarito e correções do Enem, aplicado neste sábado e domingo em todo Brasil para os quase seis milhões de inscritos. www.vestibular1.com.br/enem 


Balanço Geral do Enem

Balanço do 1o dia

Balanço das provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza (1o dia)

A 1ª prova do ENEM 2012 pode ser considerada uma das mais bem formuladas da história recente do exame. Com textos e imagens mais objetivos e com a cobrança de conteúdos relevantes do Ensino Médio, as provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza conseguiram, em linhas gerais, cumprir os grandes objetivos do exame: avaliar o domínio de conteúdos fundamentais pelos concluintes do Ensino Médio, bem como o desenvolvimento de habilidades e competências por eles.

É importante também destacar a distribuição mais equilibrada das questões pelas diferentes disciplinas, em cada uma das provas. Assim, na prova de Ciências da Natureza, desse ano, tivemos uma quantidade maior de perguntas com temas e conteúdos específicos da área de Física, diferente da prova do ano passado, quando houve predomínio de temas e conteúdos afeitos à Biologia.

No caso da prova de Ciências Humanas, chama atenção a quantidade de questões relativas à área de Filosofia. Autores fundamentais para o pensamento ocidental como Platão, Maquiavel, Kant, Montesquieu, Descartes e Hume foram contemplados; ainda que os estudantes pudessem responder às questões explorando suas habilidades de leitura e interpretação, o conhecimento daqueles autores facilitaria e agilizaria a resolução das questões.

Problemas ambientais continuaram a ter um grande destaque, tanto nas questões mais específicas de geografia quanto nas questões da prova de Ciências da Natureza.

Duas questões de Física apresentaram dados inconsistentes e podem ser anuladas pela comissão organizadora, que, contudo, só divulgará o gabarito oficial na próxima 4ª feira, dia 07/11.

Nesse domingo, 04/11, serão aplicadas as provas de Linguagens e Códigos, Matemática e Redação. Os estudantes terão 5h30min para realizarem o exame.


Balanço do 2o dia

Balanço das provas de Redação, Linguagens, códigos e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias (2o.dia)

No domingo foram 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, 45 de Matemática e suas Tecnologias além da prova de redação. A 2ª prova do ENEM 2012 pode ser considerada como a anterior, bem formuladas no exame. Na resolução comentada sobre a prova que temos aqui no Vestibular1, sobre as questões abordadas na prova do domingo.

Foram quatro cadernos diferentes para cada dia de prova, totalizando oito cadernos, em cinco cores distintas (amarelo, azul, branco, cinza e rosa). Antes de começar a sua conferência, confirme qual a sua prova e veja o gabarito e fique atento, pois as cores de prova se repetem.

A redação do Enem 2012 abordou o "Movimento imigratório para o Brasil no século 21." Para desenvolver sua redação, o candidato contou com três textos motivadores, além de uma imagem retratando a rota de imigração dos haitianos para o Brasil. Deveria o aluno desenvolver textos mais objetivos e com conteúdos relevantes sobre o assunto. Esperava-se que o estudante se posicionasse sobre uma questão por ser um tema que retrata a atual situação do estado que começa a preocupar as autoridades brasileiras, dado o crescimento do número de imigrantes sul-americanos e haitianos que, empurrados por condições econômicas adversas, dirigem-se ao Brasil em busca de trabalho.

As questões da prova de linguagens, que abordou muita interpretação de texto e trouxe poemas e letras de músicas de artistas nacionais, em linhas gerais, o objetivo da prova era avaliar o domínio de conteúdos pelos candidatos, bem como o desenvolvimento de habilidades e competências por eles. Para alguns candidatos, as questões abordaram vários assuntos que fazem parte do currículo escolar. A prova de português levou em conta temas literários e não ficou presa à gramática.

Para a maioria dos estudantes, as questões da prova de matemática do Enem não foram fáceis. Candidatos afirmaram que matemática teve o conteúdo mais complexo e difícil.

O candidato podia optar por inglês ou espanhol como língua estrangeira no Enem.

O resultado do Enem deste ano será divulgado até o dia 28 de dezembro, de acordo com o próprio site do Inep.


Revise para o Vestibular e Enem - Garanta sua vaga com o Vestibular1 Prepare-se para o vestibular com vestibular1, revisando para as primeiras fases e antecipe o aprofundamento para as fases seguintes. Se você quer garantir sua aprovação na prova do vestibular, precisa se antecipar no aprofundamento das disciplinas prioritárias para a área de conhecimento que você quer ser graduado. No Vestibular1 você pode fazer tudo isso desde já, revisando consoco e ainda pode treinar nos exercícios e simulados disponíveis. Além de ter acesso a provas anteriores com resoluções de questões com os melhores professores e cursinhos do país. Dedique um pouco de seu tempo diário para mudar sua vida e o seu futuro. Acesse o Vestibular1 regularmente. Acesse o site:http://www.vestibular1.com.br/

Cursos OnLine oferecidos pelo Vestibular1 Mais de 100 cursos online para você estudar onde estiver! É tudo via internet, você faz o seu tempo. Cursinho OnLine com aprovação em diversas universidades. Visite o site e conheça os cursos no link: http://www.iped.com.br/cursos/vestibular1

Equipe do Vestibular1
 
http://www.vestibular1.com.br/

Nenhum comentário: